sábado, abril 04, 2009

É salgado

Existe um grande número de superstições em torno do sal.

- Dizem que o saleiro passado de mão em mão a outra pessoa da mesa traz má sorte.
- Nos Estados Unidos, existe o ditado “passe-me sal, passe-me sofrimento”.
- Jogar sal afugenta os vampiros.
- Derrubar sal traz má sorte, a menos que se jogue uma pitada por cima do ombro direito. Para afastar maus espíritos, joga-se sal por cima do ombro esquerdo.
- Pedir emprestado sal ou pimenta destrói a amizade.
- No Hawaii, a pessoa que volta de um funeral polvilha sal sobre si mesma, para garantir que maus espíritos que rondassem o defunto não a acompanhem em casa.

O fato é que comer sal demais não faz bem para a saúde. Portugal já tratou de disciplinar o uso do sal. No Brasil também consumimos sal demais. Uma reportagem apresentada no Jornal Nacional de hoje mostrou que a média por habitante no Brasil é de 12 a 16 gramas de sal por dia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. O recomendável é de 4 a 6 gramas.
Além de servir de tempero nas comidinhas, o sal está escondido na maioria dos produtos. A quantidade do produto está informada em todas as embalagens. A sigla VD significa valor desejável e traz o percentual de sal ou sódio do produto. O percentual significa que naquela determinada embalagem contem X% da necessidade de sódio ou de sal que a pessoa deve comer em um dia.
Fiquei surpresa com tal informação.

Nenhum comentário: