quinta-feira, junho 08, 2006

Dicas para fotojornalistas e jornalistas


Não são lançamentos, mas assim como eu muita gente ainda não teve a oportunidade de conferir duas obras-primas, o documentário sobre o fotógrafo baiano Evandro Teixeira e o filme Uma onda no ar.
O documentário sobre o Evandro Teixeira é primoroso, com depoimentos do Sebastião Salgado, Chico Buarque de Hollanda e colegas de trabalho do fotógrafo. Evandro fez carreira principalmente no Jornal do Brasil e revelou o País em imagens que marcaram nossa história. Ele cobriu golpe militar no Brasil, Chile e foi o primeiro a fotografar Pablo Neruda no leito de morte. No final da década de 90 lançou o livro Canudos 100 anos, onde retrata os vestígios e os sobreviventes da guerra de Canudos.
Já o filme Uma onda no ar conta a história da "rádio favela", que surgiu numa grande favela de Belo Horizonte na década de 80. Inspirador.
A foto acima é do Evandro Teixeira, claro!

3 comentários:

Rodrigo Xavier disse...

Olá Fontinha,

Eu sou atraído por fotografias. E gostaria de saber de outros fotojornalitas brasileiros ou não, mas cotemporâneos, que você indicaria.

Abraço.

Carlito Costa disse...

A editora Desiderata e a PUC-Rio lançaram recentemente o livro A imprensa na história do Brasil – fotojornalismo no século XX, de Oswaldo Munteal e Larissa Grandi, 200 p. Enriquece a pouca bibliografia sobre o tema.

madame disse...

vi pedaços do filme, cris, tinha q achar em dvd e ver direito!
bjs nos 4